Hábitos que fazem você perder colágeno na pele

Não há nada pior do que se olhar no espelho e deparar-se com uma imagem envelhecida. Muitas vezes a gente nem se reconhece, não é mesmo? Você já parou para pensar que isso pode sinalizar a perda ou redução da produção de colágeno na pele e que podemos prevenir estas mudanças?

Pois é. Muitas vezes esta sensação de pele envelhecida acontece porque alguns de seus hábitos inibem ou dificultam a produção natural do colágeno na pele. Neste conteúdo você vai conhecer os hábitos que fazem você perder colágeno na pele.

O que faz o colágeno na pele

O colágeno é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano, representando cerca de 70% de toda composição da pele. Ele é responsável por mantê-la com aparência saudável e promover sua elasticidade e firmeza.

Além disso, o colágeno também está presente nos cabelos, unhas, músculos, tendões e ligamentos.

A produção de colágeno na pele é reduzida a partir de que idade

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, mesmo que você mantenha hábitos saudáveis, a produção natural de colágeno na pele vai ser reduzida a partir dos 25 anos.

Ou seja: é por volta desta idade que os sinais do envelhecimento começam a surgir.

 

Sinais da perda de colágeno na pele

Quais são estes sinais da perda de colágeno na pele? Listamos a seguir os principais:

  • Rugas / linhas de expressão
  • Sulcos mais profundos
  • Flacidez facial e corporal
  • Alteração no contorno do rosto

Quais são os hábitos que ajudam na perda de colágeno na pele

Já sabemos que a perda de colágeno na pele é um processo natural que se inicia a partir dos 25 anos. Mas existem hábitos que podem acelerar este processo e que, muitas vezes, não levamos em consideração.

Fatores internos

Além dos hábitos que ajudam na perda de colágeno na pele, há também que se levar em consideração alguns fatores internos de cada paciente como, por exemplo:

  • alteração da absorção de nutrientes (Vitamina C, proteínas, selênio, zinco, silício entre outros) vindos, sobretudo, da ingestão de carnes vermelha e branca, ovos, frutas vermelhas, castanhas, nozes, tomate, pimenta, beterraba, vegetais verdes e laranjas;

Para que estes fatores internos que colaboram com a perda de colágeno na pele possam ser tratados, é importante que o paciente seja assistido por um médico especializado.

Hábitos prejudiciais

Muitas vezes reclamamos da qualidade da nossa pele, mas esquecemos de analisar quais são nossos hábitos diários que possam contribuir para este cenário.

Para ajudar você a perceber quais são os possíveis hábitos que você mantém em seu cotidiano que ajudam na perda de colágeno na pele, listamos a seguir aqueles que são mais recorrentes.

 

  • tabagismo
  • exposição ao sol sem proteção solar
  • consumo exagerado de açúcar e álcool
  • dieta pobre em vitaminas, minerais e proteínas
  • falta do uso de produtos que estimulem a produção de colágeno na pele.

Reduza a perda de colágeno na pele

Você mantém algum dos hábitos prejudiciais à produção de colágeno na pele acima listados? Então está na hora de promover a reeducação alimentar e mudar estes hábitos ruins do seu dia-a-dia para que sua pele continue saudável e jovial.

Muitas vezes também se faz importante a administração de suplementos orais e também procedimentos estéticos que colaborem para que a perda de colágeno na pele seja reduzida. Para que o processo de envelhecimento ocorra de forma mais suave, pode-se fazer a poupança de colágeno: usando os bioestimuladores podemos aumentar a produção de colágeno, proporcionando uma longevidade saudável.

Para isso, procure um médico dermatologista especializado para mais informações.

Telefones: 19. 3444-3699 / 19 99524-3594
Endereço: Rua Santa Cruz, 787 - Sala 112 , Centro Comercial Antônio Cruanes Filho - Limeira, SP