Um dos procedimentos mais procurados dentro da Dermatologia, responsável por mais de 30% de tudo o que é realizado nesta especialidade médica, é a aplicação de toxina botulinica®.
A toxina botulínica, ou simplesmente aplicação de toxina botulinica®, tem diversas indicações para tratamento médico e estético, como espasmo muscular, hiperidrose focal, enxaqueca, entre outros, além do tratamento das linhas de expressão faciais (rugas). Aqui você terá as principais informações sobre a aplicação de Toxina Botulinica® em Limeira.
A Toxina Botulinica® é uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum tipo A que causa o bloqueio da liberação de uma substância, a acetilcolina, na comunicação entre o nervo e o músculo, impedindo a contração muscular. É desta forma que a aplicação de Toxina Botulinica® paralisa o músculo alvo do procedimento, proporcionando uma aparência mais descansada e leve.
Os estudos sobre o efeito da aplicação de toxina botulinica®no corpo humano começaram a ser realizados em 1810 contra espasmos musculares. Seguem algumas curiosidades históricas da toxina botulínica.
De acordo com dados mais recentes, a aplicação de toxina botulinica® no Brasil encontra-se na segunda posição no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos.
Mas, quando o Aplicação de Toxina Botulinica® chegou ao Brasil? A aplicação de toxina botulinica® em terras brasileiras chegou no ano de 1989, não como procedimento estético, mas para fins terapêuticos no campo da Neurologia.
A aplicação de Toxina Botulinica® em Limeira deve ser feita, de preferência, assim que os primeiros sinais de marcas de expressão aparecem, já que é importante prevenir que as linhas de expressão se aprofundem na pele e passem a não desaparecer quando o músculo está relaxado. Ela é empregada para o tratamento de linhas de expressão do terço superior da face: as rugas ao redor dos olhos (“pés de galinha”), da testa, e no nariz (“linhas de coelho” ou “bunny lines”). Também pode ser feita em outras áreas como no queixo, pescoço, boca, colo, pálpebra inferior e bochechas.
Não há uma idade definida para seu início, porque fatores externos e orgânicos também podem variar em cada paciente, mas estima-se que em torno dos 30 anos os sinais acima listados já sejam visíveis, o que pode determinar o início da aplicação de Toxina Botulinica®.
Para quem sofre com o excesso de suor em mãos, pés e axilas.
Tratamento de bruxismo.
Tratamento do sorriso gengival.
Correção de assimetrias faciais.
O uso de pequenas doses de Toxina Botulinica na face ajudam a melhorar a vermelhidão e os sintomas da rosácea.
Reposicionamento de sobrancelhas, podendo deixa-las mais arqueadas caso haja indicação.
A Toxina Botulinica® tem resultado definitivo já a partir do 14º dia após o procedimento e a aplicação pode durar até seis meses.
Recomenda-se evitar atividades físicas e massagens no local de aplicação por 24 horas e não deitar-se por 4 a 6 horas após o procedimento.
São contra-indicações a aplicação da toxina: gestantes, lactantes, algumas doenças auto-imunes e doenças neuro-musculares.