Com o passar dos anos, a pele vai perdendo seu viço, elasticidade e firmeza, pela redução na produção do colágeno, o que leva ao surgimento das rugas e ao aprofundamento dos sulcos da pele. O rosto começa a perder o seu contorno, com a reabsorção óssea e dos coxins de gordura da face, invertendo a base do triângulo que representa o volume facial: na juventude a base está nas maçãs do rosto e com o envelhecimento, a base do triângulo fica na parte inferior do rosto. Assim temos a sensação de “derretimento facial”.
A progressão do envelhecimento da pele sobre influência de fatores intrínsecos / genéticos e também de fatores externos como a exposição solar e hábitos como o tabagismo.
O “bigode chinês”, as “linhas de marionete”, os “códigos de barra”, “pés de galinha”, entre outros, são expressões que sinalizam para o envelhecimento e para cada um deles há tratamentos que podem corrigi-los.
Além disso, os procedimentos estéticos hoje são indicados não só para a correção, mas também para a prevenção das alterações que ocorrem com o decorrer dos anos e também para o embelezamento.
Alguns deles serão listados:
A avaliação clínica adequada pode otimizar o tratamento de forma segura e que traga bem-estar, com melhora na auto-estima.